Os vereadores Regina Cioffi (PP) e Claudiney Marques (PSDB) estiveram, nos últimos dias, em duas unidades de saúde do município: a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o Hospital Margarita Morales. O objetivo principal foi conferir as diversas reivindicações da área que chegam ao Legislativo e também buscar informações sobre possíveis melhorias.
De acordo com os parlamentares, problemas estruturais foram detectados nas duas unidades, no entanto uma questão que causou grande preocupação diz respeito ao setor de radiologia. “Um assunto que merece destaque e atenção dos órgãos competentes. Na UPA, temos uma aparelho digital muito bom, mas que já está estragado. O setor não está parado, mas precisa de manutenção urgente. É necessário modernizar o equipamento que imprime os resultados das radiografias e um fato que merece também muita discussão, no Margarita, é com relação aos dosímetros, que são dispositivos que medem a exposição de um indivíduo à radiação, vibração e produtos químicos específicos durante um período de tempo. Um dos usos é para proteção contra danos à saúde. Portanto, é preciso um controle sério”, ressaltou Regina Cioffi.
O vereador Claudiney Marques destacou que as visitas envolvem um trabalho de fiscalização e de busca por resolução do problemas encontrados. Além da questão do setor de radiologia, que também é uma preocupação sua, ele citou a necessidade de reparos na estrutura do prédio do Margarita Morales. “A questão das salas de raio-X precisa ser solucionada e ainda outros pontos devem ser averiguados, como as intervenções na estrutura física, resolvendo problemas de infiltração, de pintura e nos dormitórios dos profissionais de saúde. Fomos muito recebidos pela diretoria técnica, nos passou todos os detalhes e saímos com a sensação de dever cumprido, com a missão de continuar levando as demandas às autoridades”, disse.
Segundo a vereadora Regina, o secretário de Saúde já foi contatado e está cientes dos problemas encontrados. “Fizemos as Indicações e já entramos em contato com o secretário, que disse que tomará as providências cabíveis”, finalizou.