A vereadora Dra. Regina (Progressistas) esteve em Belo Horizonte na quarta-feira, 11, acompanhada do secretário municipal de Saúde, Thiago Mariano. Em pauta, a necessidade da abertura de novos leitos do SUS na cidade. A abertura de novos leitos públicos é medida de extrema importância. Torná-los operacionais demanda tempo pela exigência de equipamentos, insumos e a contratação de recursos humanos qualificados.
De acordo com a parlamentar, “a importância do aumento do número de leitos é a de poder proporcionar aos pacientes um atendimento com celeridade e excelência, gerando impacto positivo no giro de leitos e com isso diminuindo o tempo de permanência do paciente no hospital, sempre respeitando a sua doença e a sua família”.
CORDÃO DE GIRASSOL
A Câmara Municipal de Poços de Caldas aprovou e o prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) sancionou, o projeto de lei de autoria da vereadora Dra. Regina que institui o uso do “Cordão de Girassol”.
A iniciativa visa facilitar a identificação de pessoas com deficiência não visível no primeiro contato, como síndromes e transtornos mentais, intelectuais ou sensoriais, a exemplo do autismo.
O cordão corresponde a uma faixa estreita verde, parecida com os cordões usados em crachás de empresas, estampado com desenhos de girassóis.
“Seu principal objetivo é garantir melhor assistência e segurança para as pessoas com necessidades especiais durante viagens, passeios, compras, jantares, lanches, cafés ou compras, sinalizando para as equipes de colaboradores dos estabelecimentos, que a pessoa identificada com o cordão pode necessitar de suporte especial em virtude de sua deficiência, visando a menor exposição possível”, diz Dra. Regina.
De acordo com o texto, o acessório já é adotado pela comunidade internacional e por vários estados e municípios brasileiros, utilizado de forma voluntária.