Dra. Regina Cioffi

Dra Regina Cioffi convida mulheres a participarem da política

Quando você impôs a sua opinião, foi chamada de arbitrária ou arrogante? Quando se irritou com uma situação, suspeitaram que você estava na TPM? Quando decidiu dedicar-se a sua carreira profissional, perguntaram se seu companheiro se incomodava? Pelo menos uma dessas perguntas você vai responder sim, se for uma mulher.

Assumir o protagonismo das nossas narrativas, demanda esforço e autoconhecimento. No mercado de trabalho, no âmbito acadêmico, na política. Em todas as esferas, as dificuldades mostram as suas barreiras bem visíveis para o gênero feminino.

No final de 2019, o portal de notícias UOL apontou que a maioria da população dos sete países mais industrializados tem algum grau de incomodo quando mulheres ocupam a liderança. Segundo o estudo da KANT e WPL, a minoria, 46%, da sociedade daqueles países se sentiam “totalmente confortáveis” com uma chefe de estado mulher, na situação de uma mulher ocupar um cargo de CEO apenas 48% deram a mesma resposta.

Como toda mulher, sei que os caminhos são árduos para alcançar os objetivos. Entretanto, tenho determinação para alcançá-los, como toda mulher. Em 2011, fui eleita a primeira presidente da Câmara de Poços de Caldas. Neste ano, eleita a primeira Ouvidora-Geral desta mesma Casa. Luto para que as conquistas não sejam só minhas, mas sim, para que os direitos, o acesso as oportunidades sejam iguais.

Mulheres inspirando Mulheres

“Quando uma mulher é uma líder, isso a muda. Quando mais mulheres são líderes isso muda a política e as políticas”, disse Michelle Bachelet, Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e ex-presidente do Chile. Nessa legislatura, projeto o desenvolvimento e a fiscalização de leis que promovam políticas públicas de combate à violência e o empoderamento das mulheres. Nós devemos ocupar cargos de representatividade, seja na Câmara de Deputados, ou na presidência de conselho de moradores de bairro. Deve haver uma interlocução entre as lideranças femininas para que se encaminhem projetos e ideias com o mesmo objetivo. Eu convido você, mulher, a conhecer mais o meu mandato, a minha história e ver que ela não é tão diferente da sua. Por isso, participe do meu mandato!