Dra. Regina Cioffi

Dra. Regina vai ao Ministério da Saúde para reivindicar Banco de Leite Materno para Poços de Caldas

Durante viagem a Brasília (DF) nesta semana, a vereadora Dra. Regina esteve no Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES), no Ministério da Saúde, para reivindicar a implementação de um Banco de Leite Materno em Poços de Caldas (MG). 

Na ocasião, a vereadora discutiu os trâmites para efetivar a demanda e voltou com boas notícias. “Me deram boas esperanças de que Poços venha a ter não um ponto de coleta de leite, mas seu próprio Banco de Leite Materno”, relatou. 

Dra. Regina informou ainda que os responsáveis pelo departamento afirmaram que darão andamento ao pedido junto à Fundação Oswaldo Cruz (Fio Cruz), que coordena todos os Bancos de Leite do país. 

O resultado positivo da visita deve-se ao esforço anterior para fazer com que Poços de Caldas desse esse passo a frente na promoção de saúde e prevenção de doenças, como explica a vereadora. 

“No meu primeiro mandato eu fiz um projeto que foi aprovado, sancionado e está engavetado. Um dos requisitos para receber o Banco de Leite Materno é justamente ter um projeto municipal, e nós já temos. O que eu venho buscar é a oportunidade de Poços também receber um banco de leite, que é fundamental já que nossas estatísticas de bebês prematuros não é pequena, como em todo país”, Dra. Regina destaca. 

Mais da agenda de viagem


Ainda em Brasília, Dra. Regina esteve em outro departamento do Ministério da Saúde para tratar do Teste do Pezinho Ampliado para Poços de Caldas. Em março de 2021, a vereadora teve o projeto de lei que torna obrigatório o teste do pezinho ampliado nas ações de saúde da criança no município aprovado pela Câmara dos Vereadores e sancionado pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB).

No local, a vereadora buscou entender melhor sobre a distribuição de recursos e pediu orientações para que seja possível implementar o Teste do Pezinho Ampliado. O exame é muito mais eficaz do que sua versão simples e pode identificar precocemente até 53 doenças metabólicas. Tratou também de assuntos sobre monitor eletrônico de glicemia para crianças e adolescentes.

 O Ministério do Ambiente também fez parte da agenda. Por lá, Dra. Regina buscou saber mais sobre as políticas públicas adotadas pela União para tratar de diversas questões ambientais por todo país