A gente sabe que o Natal está chegando assim que vemos as luzes iluminando a cidade. Fachadas e prédios enfeitados, luzes nas árvores e ornamentos especiais dão o toque da magia. Mas o que faz com que o Natal seja verdadeiramente iluminado é a luz que vem de dentro de nós.
O final do ano é também o final de um ciclo, o que propicia as reflexões. Celebramos o que deu certo, encontramos aquilo que precisamos melhorar e estabelecemos metas para o novo ciclo que se iniciará. Apesar disso tudo ser muito importante para a evolução de cada um, eu ouso dizer que o que acontece de mais importante no Natal fica, ainda, no lugar mais íntimo de cada coração.
Está ali, na capacidade de perdoar e relevar o que magoou, está no reencontro com a família e na visita particular que o Menino Jesus faz a cada um de nós. Com sua história de nascimento, Ele nos ensina muito.
Talvez seja por isso que ficamos muito mais solidários no Natal. Passamos a olhar com mais carinho àqueles que, como Jesus e sua Sagrada Família, procuram um lugar para ficar. Este sentimento que descobrimos sempre ter habitado em nós tem um nome: consciência social.
Ela nada mais é do que perceber a sociedade que está ao nosso redor como reflexos de ações públicas como a saúde, a seguridade social e a educação, ao mesmo tempo que percebemos que nossas ações individuais afetam o outro.
A Consciência Social, que fica tão evidente para nós no Natal, é o que devemos levar para o resto do ano. E nela está incluso o olhar de amor ao próximo, a preocupação com o bem estar de todos e a vontade de fazer com que todos sigam o melhor de suas vidas.
Quando conseguimos levar tudo isso ao que acontece no nosso dia-a-dia, encontramos um caminho para a evolução. O meu desejo neste Natal 2021 é que todos estejamos próximos de nossas famílias, contemplando o primeiro dos amores que sentimos. E, não menos importante, que a gente encha nosso coração da solidariedade, do perdão e da magia desses tempos para levarmos adiante em nossas vidas no novo ciclo que vamos começar. Um carinhoso e abençoado Natal a todos!