Confira um pouco do meu trabalho, durante o ano de 2012, atuando como Vereadora em Poços de Caldas/MG.
MEIO AMBIENTE – LIXO RADIOATIVO
Regina Cioffi quer agilidade na recuperação de área degradada e retirada de lixo radioativo
Novembro / 2012
Uma das questões discutidas ao longo do trabalho realizado sobre a qualidade das águas do município de Poços de Caldas foi a execução do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O projeto já foi elaborado pela INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e apresentado à comunidade e demais órgãos envolvidos nesse processo, entretanto, segundo a vereadora Regina Cioffi (PPS), é preciso tomar providências para que o PRAD deixe de ser conceitual e a implementação tenha início o mais rápido possível.
Regina lembrou que, recentemente, representantes do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) estiveram na Câmara, oportunidade em que foi discutida a necessidade de execução do PRAD no município. Na ocasião, foi proposto pelos presentes a formação de um grupo de cooperação técnica, entre IBAMA, CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e INB, com acompanhamento da sociedade através da Comissão das Águas, para analisar o plano e torná-lo exequível.
Segundo a parlamentar, essa reunião já foi agendada com os presidentes da INB e CNEN para que se efetive o grupo técnico e o trabalho de avaliação do PRAD tenha início. “O IBAMA até o presente momento não se manifestou, mas com certeza participará do processo, afinal é órgão responsável pelas normatizações e fiscalizações das causas ambientais e tem responsabilidade legal sobre esse assunto”, afirmou.
Regina destacou, ainda, que a execução do PRAD ficará em torno de R$ 1 bilhão e para isso é necessário a colocação de recursos no Orçamento da União. “Essa é uma outra vertente do problema a ser enfrentado e, nesse sentido, a sociedade terá que se mobilizar, exigindo seus direitos”.
Em relação ao lixo radioativo, armazenado há anos em condições precárias no Campo do Cercado (INB), a vereadora declarou que está buscando alternativas para a retirada desse material que não foi produzido em Poços. “A legislação é clara, quem produz é responsável pelo destino final. Leis são feitas para serem cumpridas”, finalizou a vereadora.
__________________________________________
MEIO AMBIENTE – COMISSÃO DAS ÁGUAS
Secretaria estadual sinaliza apoio ao trabalho da Comissão das Águas.
Setembro / 2012
Recentemente, durante reunião mensal da Comissão das Águas, foi definido que a equipe buscaria apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente no sentido de enviar equipes técnicas para auxiliar na fiscalização das empresas e em outras questões apontadas no relatório final, atuando juntamente com o Departamento de Meio Ambiente de Poços. Na última semana, a vereadora Regina Cioffi (PPS), coordenadora da comissão, se reuniu em Belo Horizonte com o secretário de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Adriano Magalhães Chaves, ocasião em que pôde expor algumas dificuldades enfrentadas pelo grupo para dar continuidade ao trabalho.
Um dos assuntos abordados durante o encontro foi com relação à Represa Bortolan, onde a comissão detectou elementos anormais nas coletas realizadas. Sobre esse assunto, o secretário afirmou que encaminhará o relatório final a uma equipe técnica da Secretaria para que providências possam ser tomadas.
“Após a divulgação do relatório, nós temos nos atentados para execução de ações que têm como objetivo sanar os problemas encontrados. Depois de muito debater, achamos melhor pedir auxílio ao Estado, principalmente para termos referências no Índice de Qualidade de Água e também para resolvermos os problemas no Bortolan, onde foram achados elementos anormais. O secretário se prontificou a ajudar, através dos órgãos estaduais competentes, que irão analisar quais as providências cabíveis”, ressaltou a vereadora.
Saneamento
O alto índice de coliformes fecais em alguns pontos, detectado a partir das coletas e divulgado no relatório final, fez com que a coordenadora da comissão discutisse com o secretário questões referentes ao saneamento básico no município. Apesar do trabalho realizado pelas Estações de Tratamento de Esgoto em Poços, a vereadora enfatizou que ainda existem alguns problemas.
“Sabemos da necessidade de troca de redes de esgoto, o que demanda recursos e projetos. Desta forma, o secretário orientou a comissão a elaborar um projeto e encaminhá-lo à Funasa, uma vez que o estado está liberando cerca de R$ 4 bilhões para utilização em saneamento em Minas Gerais. Segundo o secretário, a própria Funasa será responsável por analisar o projeto e, de acordo com o diagnóstico da cidade, fará o levantamento de recursos. Ele nos informou, ainda, que a Comissão das Águas pode solicitar à Funasa a elaboração do projeto, caso haja dificuldade para realização do mesmo”, declarou a parlamentar.
__________________________________________
MEIO AMBIENTE – PRAD
Representantes do IBAMA discutem questões relativas à execução do PRAD.
Julho / 2012
A Câmara Municipal, através do trabalho realizado pela Comissão das Águas, divulgou recentemente um relatório do estudo feito sobre a qualidade das águas no planalto de Poços de Caldas. Uma das questões abordadas durante toda a análise foi sobre a elaboração e execução, pela INB, do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Nesta semana, representantes do IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) estiveram na Câmara para uma reunião com a vereadora Regina Cioffi (PPS), coordenadora da comissão, a fim de discutir a importância da implementação do PRAD no município.
Um dos assuntos abordados durante o encontro foi a criação de um grupo técnico de cooperação, entre IBAMA e CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), a fim de viabilizar o mais rápido possível a implantação do projeto. “Foi uma reunião muito importante, porque nós delineamos algumas ações a serem desenvolvidas com relação ao PRAD. Uma delas seria a formação desse grupo técnico para discutir a viabilização do plano de recuperação. Hoje, cada órgão está fazendo sua avaliação, de forma segregada, e isso não traz um resultado satisfatório. Então, fizemos uma solicitação para que haja uma operacionalidade, inclusive para otimizar a análise do PRAD, ou seja, IBAMA e CNEN trabalhando juntos e com a participação da sociedade”, ressaltou Regina.
Com relação à participação popular, a vereadora e coordenadora da Comissão das Águas enfatizou que a sociedade precisa estar presente, acompanhando todo o processo. “É muito importante a participação da comunidade, não em uma discussão técnica e específica, mas em uma discussão global. Desta forma, quando da execução da PRAD a sociedade não poderá dizer que não houve oportunidade para opinar”, afirmou.
Após o encontro, Regina ficou responsável por organizar uma reunião com os presidentes dos três órgãos, CNEN, IBAMA e INB, para que eles possam avalizar a formação desse grupo técnico de análise global do PRAD.
Outras questões discutidas foram sobre a Bacia de Águas Claras e o lixo radioativo, itens que também precisam ser incluídos no Plano de Recuperação de Águas Degradadas. “A solicitação é para que esse lixo armazenado na INB seja levado daqui. Foi uma reunião bastante produtiva e é muito bom quando vemos que o IBAMA, tanto estadual quando federal, solicitou essa reunião para discutir um assunto tão importante”, declarou a vereadora.
PRAD
O Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, que foi elaborado e apresentado pela INB recentemente, consiste na restauração da área atingida e degradada pelas atividades da empresa no planalto de Poços de Caldas. A elaboração de um PRAD consiste, basicamente, em: caracterização e avaliação da degradação ambiental; definição dos objetivos e análise das alternativas de recuperação; implementação das medidas de recuperação de determinada área; elaboração de proposições para monitoramento e manutenção das medidas corretivas implementadas.
__________________________________________
Qualidade das águas
Comissão apresenta relatório.
Maio / 2012
Na próxima quinta-feira (24), a partir das 17h, a Câmara Municipal realiza uma audiência pública para apresentação do relatório final da Comissão das Águas. Lembrando que a comissão foi nomeada pelo Poder Legislativo para elaboração de um estudo das águas do município de Poços de Caldas.
Para a presidente da Comissão das Águas, vereadora Regina Cioffi (PPS), o trabalho feito no município contribuiu e agregou valores na questão da qualidade da água. “Foi um trabalho muito importante realizado pela Câmara de Poços e demais órgãos envolvidos. Durante a audiência, serão apresentados os problemas encontrados em alguns pontos, lembrando sempre que existe um cuidado e um trabalho sério realizado pelo Dmae, que foi auxiliado nesses últimos meses pela comissão”, ressaltou.
Os trabalhos da equipe tiveram início após a realização de uma audiência pública na Câmara, em 2010. Na ocasião, foi discutido o tema “Possíveis Agravos Ambientais nas Águas do Município”. Fazem parte do grupo de trabalho os vereadores Regina Cioffi (PPS), Joaquim Alves (PMDB) e Valdir Sementile (DEM), técnicos e diretores da CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear) e INB (Indústrias Nucleares do Brasil) e representantes do município, através do DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) e DMA (Departamento de Meio Ambiente), da ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) e do Comitê de Bacias Hidrográficas Mogi-Pardo.
__________________________________________
CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO
Câmara discute o tema “Crianças e adolescentes em situação de risco”
Abril / 2012
Na última quinta-feira (26), a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública para discutir o tema “Crianças e adolescentes em situação de risco”. O encontro foi proposto pelos vereadores Regina Cioffi (PPS) e Valdir Sementile (DEM), através de um requerimento aprovado por todos os vereadores.
Participaram do debate representantes de diversos órgãos envolvidos nesse, assunto, dentre eles o coordenador do projeto Jovens Construindo a Cidadania, sargento José Carlos Gonçalves, o presidente do Conselho Tutelar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, João Alves da Silva, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Caroline de Souza, além dos representantes das Secretarias Municipais de Promoção Social e da Saúde, Élvio Cézar Bezerra e Stela Maris Baldan Rodrigues.
Para a vereadora Regina Cioffi, o que se pôde observar durante as discussões foi a necessidade de um trabalho integrado entre todos os setores envolvidos nessa questão. “O que observamos é a falta de um processo integrado de trabalho entre os diversos órgãos. Hoje, o que percebemos é que cada um faz a sua parte, mas não existe um processo de integração entre as diversas ações desenvolvidas no município”, pontuou.
O vereador Valdir Sementile ressaltou que o tema abordado é de extrema importância e sugeriu que Poços tenha uma delegacia especializada para tratar de assuntos referentes às crianças e adolescentes. “Acredito que com uma delegacia específica teremos maior atenção nos problemas relacionados à situação de risco de crianças e adolescentes. Esperamos que haja uma luta de todos para que esse setor seja criado em Poços”, enfatizou.
Muitos dos convidados presentes destacaram, durante a audiência, que a questão da criança e do adolescente é sempre um desafio, pois embora a legislação seja eficaz é preciso participação popular. Eles pontuaram, ainda, que os participantes do debate precisam ser multiplicadores de todos os assuntos abordados.
__________________________________________
REGINA CIOFFI PARTICIPA DE FÓRUM REGIONAL EM FLORIANÓPOLIS
Abril / 2012
Na última semana, a vereadora Regina Cioffi (PPS) esteve em Florianópolis para participar do Fórum Regional dos Municípios Mineradores – 1ª Edição Região Sul. O evento foi promovido pela Associação Nacional dos Municípios Produtores (ANAMUP), pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM) e pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS).
Regina foi convidada pela organização do encontro para ministrar uma palestra sobre a experiência adquirida nesses últimos dois anos na área da mineração, principalmente devido à aprovação da Lei n. 8.675, de sua autoria, que dispõe sobre o acompanhamento e a fiscalização da exploração de recursos minerais no município de Poços de Caldas.
Para ela, foi gratificante participar desse ciclo de debates, mostrando às demais cidades brasileiras o trabalho que vem sendo desenvolvido por Poços. “Foi gratificante saber que a nossa cidade é uma das pioneiras em todo o país com novos conceitos de fiscalização da CFEM. O que observamos nesse encontro é que muitos municípios ainda desconhecem a existência da CFEM, que é são ‘royalties’ cobrados sobre a exploração mineral”, ressaltou a parlamentar.
Referência
Segundo Regina, a cidade de Poços foi lembrada no decorrer do encontro, sendo citada pela presidente da ANAMUP e prefeita de Lauro de Freitas (BA), Moema Gramacho, como “referência nacional na aplicação de legislação municipal com relação à CFEM”.
Outro destaque, com relação aos trabalhos desenvolvidos em Poços, foi o pronunciamento do prefeito de São Borja (RS), Mariovane Weis, também presidente da Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul. Ele demonstrou grande interesse nos trabalhos desenvolvidos em Poços de Caldas e pretende incentivar essa metodologia nos municípios gaúchos.
__________________________________________
CENTRO DE ZOONOSES
Audiência aborda necessidade de cumprimento da Lei Complementar nº 58.
Abril / 2012
Na última quinta-feira (12), a Câmara Municipal promoveu uma audiência pública para discutir o tema “Maus Tratos aos Animais”. O evento foi realizado após a aprovação do requerimento n. 17/2012, de autoria da vereadora Regina Cioffi (PPS) e assinado também pela vereadora Maria Cecília Figueiredo Opípari (PSB).
Um dos principais assuntos debatidos durante o encontro foi a necessidade de cumprimento da Lei Complementar nº 58, que dispõe sobre controle de zoonoses do município de Poços de Caldas e cria o Centro de Controle de Zoonoses – CCZ.
Participaram da audiência o coordenador da Vigilância Ambiental, Rogério Blasi, o 3º sargento Luiz Fernando Firmino, representando o 29º Batalhão da Polícia Militar, o presidente da 25ª Subseção da OAB, Dr. Fábio Camargo, e a integrante da Comissão do Meio Ambiente da 25º Subseção da OAB, Dra. Nilamar Neves Picoli.
Durante o evento, eles enfatizaram o trabalho desenvolvido em Poços, cada um em sua área de atuação, no que diz respeito ao combate à pratica de maus tratos aos animais.
Segundo a vereadora Regina, o debate foi bastante democrático, ficando claro que a legislação existente precisa ser executada. “Foi uma discussão muito interessante. Infelizmente, em alguns momentos, houve uma falta de respeito com o município de Poços de Caldas, entretanto o mais importante foi a troca de informações e a conclusão que a Lei Complementar nº 58 precisa ser cumprida, principalmente referente ao controle populacional de cães e gatos. Desta forma, estaríamos resolvendo grande maioria dos problemas existentes hoje”, ressaltou.
Outra questão abordada pela vereadora foi sobre a situação do Canil Municipal. Para ela, o local não pode servir para abrigo de cães “normais”, que de uma hora para outra são deixados de lado por seus donos. “Muitas pessoas resolvem deixar o seu cachorro no Canil porque não querem mais cuidar do animal e isso não está correto. É preciso que tenhamos uma posse consciente, pois caso contrário o espaço estará sempre lotado e passando por problemas”, alegou.
No final da audiência, as vereadoras Regina e Maria Cecília ressaltaram que a Câmara vem cobrando ações do Executivo para solucionar os problemas referentes aos maus tratos aos animais, inclusive na questão da implantação do Conselho Municipal de Proteção à Vida Animal.
__________________________________________
ÓLEO DE COZINHA
Projeto proíbe descarte e estabelece normas para coleta.
Abril / 2012
A vereadora Regina Cioffi (PPS) é autora de um projeto de lei que dispõe sobre a proibição de descarte de óleo vegetal ou mineral na rede de esgoto ou junto ao meio ambiente no município de Poços de Caldas. O objetivo é, além de proibir essa ação, regulamentar também a questão da coleta de óleo que é feita hoje na cidade. A matéria foi apresentada em 2011 e está sendo analisada pelas Comissões Permanentes da Câmara.
Segundo a parlamentar, o que se observa hoje é uma desorganização no que diz respeito à coleta de óleo, principalmente devido à falta de regras para esse tipo de trabalho.
Ela citou, como exemplo, a vinda de empresas e cooperativas de outras cidades para recolherem o material em Poços. “Não existem normas e nem fiscalização nesse sentido. Temos conhecimento de empresas de fora que não possuem licença ambiental, ou se possuem, não tem a licença da Prefeitura para atuar no município, e estão realizando o recolhimento de óleo em indústrias locais”, enfatizou.
Para discutir essa questão e apresentar o projeto de lei que está tramitando na Câmara, a vereadora se reuniu, recentemente, com representantes do Departamento de Meio Ambiente (DMA) e da cooperativa COOPERGORE e com o secretário municipal de Serviços Públicos Marcos Salles. Durante o encontro, foram abordadas duas questões: a necessidade de conscientização do tema nas escolas e a organização e fiscalização das cooperativas que vêm de fora recolher o material.
__________________________________________
IGESP
Regina Cioffi participa de reunião sobre segurança pública.
Março / 2012
Representando a Câmara Municipal, a vereadora Regina Cioffi (PPS) participou, na última semana, de uma reunião sobre segurança pública, dentro do modelo de Integração da Gestão da Segurança Pública (IGESP). O encontro aconteceu no Hotel Vilage Inn e contou com a presença da delegada regional Dra. Maria Eliete de Carvalho, do comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Diovany Ribeiro da Silva, e de outras autoridades ligadas à segurança da cidade.
Durante a reunião, foram apresentados números referentes à criminalidade em Poços. Com relação a esse assunto, foi pontuado que o município se destaca em relação a outras cidades devido ao pequeno número de óbitos nos últimos anos. Um dado que chamou a atenção da parlamentar foi a ocorrência de apenas três mortes relacionadas à criminalidade em 2011 e, por outro lado, 17 no trânsito neste mesmo período.
Metas
Segundo a legisladora, em nenhum momento da reunião foi falado que a cidade, apesar dos números relatados, não necessita de ações e planejamento. “A visão que eles têm é de gestão, ou seja, buscar soluções e traçar metas tendo em vista os problemas encontrados. Algumas metas eles conseguiram alcançar através dessa gestão, outras verificaram que é preciso trabalhar mais. E isso que foi interessante, pois não se falou durante a reunião que tudo está certo, muito pelo contrário, falaram que precisam melhorar muito”, concluiu a vereadora.
__________________________________________
COMISSÃO DAS ÁGUAS
Regina Cioffi participa de reunião no IBAMA
Março / 2012
A vereadora Regina Cioffi (PPS) participou, como presidente da comissão nomeada pela Câmara para estudo das águas do município, de uma reunião no IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no último dia 09, em Brasília. Na ocasião, o projeto que prevê a recuperação de áreas degradadas, conhecido como PRAD, foi apresentado pela INB.
Para Regina, foi uma satisfação enorme ser convidada para acompanhar o desenvolvimento e apresentação do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, que se refere à elaboração de medidas pela INB no sentido de coibir agravos ambientais no planalto de Poços de Caldas. “Já estamos há bastante tempo falando sobre o PRAD. O projeto ficou pronto e agora será analisado pelo IBAMA sob o aspecto ambiental e sob o aspecto de radioatividade pela CNEN. Fui convidada para representar o município, a Câmara Municipal e a Comissão das Águas e considero esse fato de extrema importância, pois como representantes do povo somos o olho da sociedade em um processo tão importante, que antes era totalmente fechado e ficava em debate somente entre INB e CNEN”, pontuou.
Durante o encontro, a parlamentar ressaltou sua preocupação com o fato de o PRAD não contemplar a Bacia de Águas Claras e o local onde está armazenado os materiais Torta II e Mesotório, denominado Carrefour, também localizado na área que compreende a INB. “Esse fato é gravíssimo, afinal a Bacia de Águas Claras está dentro do complexo da INB e do Campo do Cercado. Então, nada mais certo e justo do que essa área ser recuperada também, visto que ela está contaminada com gesso e materiais pesados, que em contato com o meio ambiente causarão um acidente ambiental”, alegou.
Na oportunidade, a legisladora fez uma solicitação ao IBAMA e à CNEN para que exijam a inclusão da Bacia de Águas Claras e da área denominada Carrefour no Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. Regina pediu, ainda, uma documentação referente ao PRAD para que a Câmara de Poços tenha registrado todo o processo analisado nesses últimos dois anos.
__________________________________________
OBESIDADE INFANTIL
Regina Cioffi destaca importância de lei municipal.
Março / 2012
Em 2010, através de iniciativa da vereadora Regina Cioffi (PPS), a Câmara Municipal aprovou um projeto de lei criando o Programa Municipal de Combate à Obesidade Infanto-Juvenil e a Avaliação Antropométrica na Rede Municipal de Ensino (Lei n. 8.692). Diante das diversas reportagens exibidas na última semanas sobre a campanha realizada pelo governo federal a respeito do tema, a parlamentar ressaltou a importância de o município já ter se atentado para essa questão há quase dois anos.
A lei aprovada pelos vereadores estabelece que as escolas da rede pública municipal adotarão conteúdo pedagógico, além de manterem exposições com material visual, sobre os temas: alimentação e cultura; refeição balanceada, grupos de alimentos e suas funções; alimentação e mídia; hábitos e estilos de vida saudáveis; preparo e consumo de frutas e hortaliças; fome e segurança alimentar; dados científicos sobre malefícios do consumo dos alimentos cuja comercialização é vedada por lei.
No que diz respeito à Avaliação Antropométrica, a legislação define que tal exame deverá ser feito por médico pertencente à Secretaria Municipal de Saúde, que terá a responsabilidade de identificar os grupos de risco e encaminhá-los aos profissionais competentes. A fiscalização da lei será de responsabilidade dos órgãos municipais de Vigilância Sanitária e de Educação.
Governo federal
No início dessa semana, diversos veículos de comunicação noticiaram a campanha dos Ministérios da Saúde e Educação no combate à obesidade infantil. Cerca de cinco milhões de alunos de todo o país, que estudam em escolas públicas, vêm recebendo uma atenção especial e passarão por uma medição de altura e peso, que é o foco da campanha. Um dos assuntos já discutidos com os estudantes, dentre as atividades realizadas, foi sobre Higiene Alimentar.
Segundo Regina, estatísticas revelam que houve um aumento grande do número de crianças obesas nas últimas décadas, o que deixa todo o Brasil em estado de alerta. Para ela, Poços saiu na frente nessa questão quando a Câmara aprovou a Lei n. 8.692.
“Fico muito feliz ao ver que o governo federal está promovendo campanhas e fazendo a prevenção no que diz respeito à obesidade, especificamente a infantil. Quero registrar o empenho da Câmara, que em 2010 já discutia esse problema e aprovou uma lei muito importante para o município”, enfatizou a vereadora.
__________________________________________
VEREADORES VISITAM INSTALAÇÕES DA EMPRESA DANONE
Fevereiro / 2012
Na última quarta-feira (15), 10 vereadores participaram de uma visita à Danone com o objetivo de conhecer a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e demais instalações da empresa. O convite foi feito à Câmara depois da realização de uma audiência pública em 2011, proposta pelo vereador Antônio Carlos Pereira (DEM), sobre o mau cheiro na região do bairro Bortolan e as constantes reclamações da população.
A visita contou com a presença do presidente da Câmara, vereador Waldemar Antônio Lemes Filho (PMDB), e dos vereadores Antônio Carlos Pereira (DEM), Álvaro Cagnani (PSDB), Joaquim Alves (PMDB), Maria Cecília Opípari (PSB), Paulo Eustáquio de Souza (PSD), Regina Cioffi (PPS), Rogério Andrade (PSD), Tiago Cavelagna (DEM) e Valdir Sementile (DEM). Também participaram do encontro a diretora do Departamento de Meio Ambiente (DMA) da prefeitura, Raquel Campedelli, o coordenador de fiscalização e saneamento do DMA, José Arimathea Pereira Júnior, o presidente da Sociedade Amigos de Bairro Bortolan, Sebastião Zangiacomi, além do gerente geral da Danone em Poços de Caldas, Silvio Fernando, o gerente de Qualidade e Meio Ambiente, Marcelo Augusto, e a diretora de Qualidade, Ana Fonseca.
Antes de conhecerem todas as instalações da fábrica, os vereadores receberam algumas informações sobre a história da Danone e os projetos desenvolvidos atualmente por ela, tanto na área social como também na de meio ambiente. Segundo dados apresentados durante a visita, a Estação de Tratamento de Efluentes da empresa foi instalada em 1990, sendo ampliada nos anos seguintes. Em 2010, foi implementado um sistema de desodorização com a finalidade de diminuir a percepção de odores.
Desde então, de acordo com o pronunciamento dos gerentes, a Danone busca novas tecnologias para que o trabalho realizado na cidade tenha o mínimo impacto possível na questão do mau cheiro exalado na região oeste. Sobre essa questão, os vereadores foram informados que uma empresa francesa, contratada pela Danone, tem até o final de 2012 para entregar um projeto de implantação de novo sistema de tratamento de efluentes na planta de Poços de Caldas a fim de solucionar o problema.
__________________________________________
REGINA CIOFFI ACOMPANHA TRABALHO DO SETOR DE ÁLCOOL E DROGAS
Fevereiro / 2012
Recentemente, a vereadora Regina Cioffi (PPS) visitou o local onde funcionará em Poços o CAPS AD (Centro de Atenção Psicossocial para Usuários de Álcool e Drogas). Na ocasião, ela conversou com a coordenadora do setor, Stela Maris Baldon Rodrigues, sobre como será o trabalho nessa nova unidade.
Regina ressaltou que a dependência química é uma preocupação constante dentro do que é desenvolvido e discutido por ela na Câmara Municipal. “Na mesma linha de preocupação que venho trabalhando há bastante tempo com a questão da dependência química, de termos uma política mais efetiva em todos os sentidos, seja no tratamento ambulatorial, no diagnóstico, tratamento de longa permanência e cuidados clínicos, ou seja na forma de tratar o dependente de forma integral, nós estivemos no local onde vai funcionar o CAPS AD. Fiquei muito impressionada com o trabalho que vem sendo realizado e que ainda será feito e acho que muito se pode fazer daqui para frente, principalmente se começarmos a ter projetos e encaminhá-los ao Governo Federal no sentido de obtermos recursos para executar as ações”, afirmou.
Um dos assuntos abordados durante a visita foi sobre a necessidade de se ter o CAPS AD como porta de entrada para a questão da dependência química. Segundo a parlamentar, a triagem é fator primordial nesse trabalho. “Eu não tinha essa visão e agora tenho. É primordial que esse CAPS se torne a porta de entrada, ou seja, as demais unidades de saúde encaminharão o paciente ao CAPS AD a fim de que eles façam a triagem e identifiquem qual o tipo de tratamento adequado e se é realmente um dependente químico”, enfatizou.