De acordo com a vereadora, o saldo de 2023 foi extremamente positivo
Para a vereadora Dra. Regina (Progressistas) o ano de 2023 foi de muitas ações na Câmara Municipal. Nos últimos três anos de mandato, foram mais de 100 projetos e anteprojetos de lei e mais de 671 requerimentos com conquistas importantes para a população. De acordo com a legisladora, “o compromisso continua a ser com a população”, diz.
A saúde continua a se destacar durante seu mandato. É dela a autoria do Projeto de Lei que trata da implantação de unidades de Pronto Atendimento Pediátrico no Município de Poços de Caldas. O PL foi encaminhado para o prefeito Sergio Azevedo ainda em 2022 e se tornou uma realidade com a inauguração do primeiro Pronto-Atendimento Infantil (PAI) de Poços de Caldas, no Hospital Margarita Moralles. O local, com plantão pediátrico 24 horas, é pioneiro na região no serviço de urgência e emergência para crianças de 0 a 12 anos.
Para 2024 o foco será a zona oeste da cidade. De acordo com Dra. Regina, a ausência de um Pronto Atendimento 24 horas nessa região resulta em tempos de deslocamento mais longos por parte da população na busca por atendimento médico de emergência. “Um Pronto Atendimento 24 horas não apenas reduzirá o sofrimento das pessoas em momentos de necessidade, mas também contribuirá para a prevenção e um cuidado de saúde mais eficaz”.
MUTIRÕES E CRECHES
Dra. Regina também se destacou em 2023 com a sua luta pela realização dos mutirões. Foi dela uma indicação ao Secretário Municipal de Saúde, Thiago Mariano, sobre a possibilidade de realização de um mutirão de mamografia em Poços de Caldas. O pedido atende a reivindicação de diversas mulheres que relatam o aguardo há meses para a realização do procedimento. O objetivo, de acordo com a parlamentar, era zerar a fila de espera. A meta foi atingida.
Na educação, a vereadora demonstrou preocupação com as filas para vagas nas creches. De acordo com ela, “é fundamental garantir que todas as crianças tenham acesso a uma educação infantil de qualidade desde os primeiros anos de vida”. Em uma indicação ao prefeito Sergio Azevedo (PSDB), ela ressalta a importância das creches no desenvolvimento e bem-estar das crianças, bem como no suporte às famílias que dependem desses serviços para conciliar trabalho e cuidado dos seus filhos.
TESTE DO PEZINHO
Dra. Regina também demonstra preocupação e cobra a implantação imediata, na Rede Pública de Saúde, da Lei que garante o direito a recém-nascidos ao Teste Ampliado do Pezinho. Ela é a autora do projeto que o torna obrigatório o teste ampliado nas ações de saúde da criança no município. A proposta foi aprovada por unanimidade e, na sequência, sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB). Após a regulamentação, a pedido do executivo, foram necessárias algumas alterações na lei para que ela finamente pudesse ser colocada em prática. O problema é que, até o momento, ele não saiu do papel apresentou uma moção de apelo ao executivo solicitando a implantação imediata, na Rede Pública de Saúde, da Lei que garante o direito a recém-nascidos ao Teste Ampliado do Pezinho. “A luta para que saia do papel continua”, diz a vereadora.
De acordo com a legisladora, para o futuro, novos compromissos estão no horizonte. “Garanto que em 2024 o trabalho não irá parar. É hora de acelerarmos e seguirmos”, finaliza.