Dra. Regina Cioffi

Dra. Regina participa de Audiência Pública na ALMG para tratar do recebimento de lixo radioativo no Planalto de Poços de Caldas

A vereadora Dra. Regina se posicionou contra o recebimento de lixo radioativo pela INB durante aAudiência Pública na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, realizada nesta terça-feira (21). A audiência foi marcada para debater os impactos socioambientais e os riscos para todo o Planalto de Poços de Caldas caso mais de mil toneladas de rejeitos nucleares sejam transferidas de Interlagos (SP) para o depósito localizado em Caldas.

Na audiência, que reuniu deputados, prefeitos, vereadores e autoridades do assunto, o apelo para que a transferência de resíduos não ocorra foi unânime. Durante a discussão o motivo da transferência foi repudiado, já que foi proposto para atender interesses econômicos, uma vez que a realocação dos resíduos valorizaria terrenos vizinhos à unidade da INB em São Paulo.

Em seu pronunciamento, Dra. Regina lembrou-se do início da história do armazenamento de rejeitos. “Ficaram, inclusive, no quilômetro 14 da Avenida Alcoa e Poços de Caldas, a céu aberto. Só depois os rejeitos foram levados a esses galpões, onde estão até hoje em péssimas condições. Estão sem condição nenhuma de receber mais lixo e o que tem, deveria ser levado embora”, relatou.

A má condição das barragens de rejeitos radioativos também foi destacada na fala de Dra. Regina. “Em 2012, através do PRAD, a INB se comprometeu a reforçar essa barragem com a construção de outra. Já em 2019, uma inspeção realizada pela CNEN constatou um abatimento da crista com grande possibilidade de ser reflexo da ruptura hidráulica. É inadmissível receber mais lixo e tornar o planalto de Poços de Caldas local definitivo de rejeito radioativo”, denunciou a vereadora.

Por fim, Dra. Regina reforçou o apoio de toda Câmara Municipal de Poços de Caldas à luta contra o recebimento dos rejeitos e afirmou que outras audiências serão necessárias, principalmente com a presença da CNEN e da INB para que a transparência das ações seja mantida.

Tratamento de Resíduos Sólidos

“Políticas públicas para o tratamento dos resíduos sólidos” foi o tema da Audiência Pública realizada nesta quarta-feira (22) na Câmara Municipal de Poços de Caldas, a pedido da Dra. Regina.

Para tratar do manejo de resíduos sólidos feito pelo município, a discussão abordou o Plano Municipal de Resíduos Sólidos e assuntos importantes como a logística reversa, análises da situação atual do Lixão, o atual manejo do lixo, bem como a situação das cooperativas de reciclagem, os programas de educação ambiental e  meios de controle e fiscalização.

Dra. Regina também menciona o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que estipula metas para implementar ações que melhorem a gestão de resíduos no Brasil e que podem ser base para as ações de âmbito municipal. “O Plano Nacional de Resíduos Sólidos contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado. O objetivo é trazer esse debate para o município, analisando o que vem sendo feito e sugerindo propostas de melhorias”, informou à vereadora.