Pedido de informações se baseia no aumento nos novos casos da doença no Brasil
e em Poços de Caldas
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas da quinta-feira, 17, a vereadora Dra. Regina apresentou um pedido de informações sobre o quadro atual da pandemia da Covid-19 na cidade. Especialmente, em razão da circulação no país de duas subvariantes da Ômicron, a BQ1 e a XBB.
Entre os questionamentos apresentado está a prevalência da doença no município, se há casos de internação e pacientes na UTI e se há moradores em isolamento domiciliar. Além disso, ela busca saber como será a referência e contrarreferência em casos suspeitos, se a estrutura para atendimento de síndrome gripal terá um setor próprio e quantas doses de vacina estão disponíveis.
Importante ressaltar que nos últimos dias o Brasil registrou aumento nos novos casos de covid-19. A média móvel de casos atingiu o maior patamar em mais de dois meses. Em nota técnica publicada no último sábado, 12, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde recomendou o uso de máscara pela população. “Não podemos deixar de nos atentar para o perigo que a covid-19 ainda representa. O Executivo precisa estar atento”, disse a vereadora.
DOAÇÃO DE CABELOS
Também na sessão ordinária da Câmara, Dra. Regina apresentou um projeto de lei que cria o programa de incentivo à doação de cabelos para pessoas em tratamento de câncer no município. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de cabelos para a recuperação da autoestima dos pacientes em tratamento de câncer e vítimas de escalpelamento. As ações devem esclarecer os procedimentos e os locais onde podem ser feitas as doações.
A parlamentar, que também é médica, destacou a importância das perucas para mulheres que passam por tratamento de câncer ou outras condições que levam à perda de cabelo. “O cabelo representa identidade e autoestima. A peruca vai produzir um efeito tão bom quanto a quimioterapia. Ela salva vidas e dá força para mulher enfrentar o tratamento”, disse.
“A mulher precisa de uma força interior muito grande para vencer a doença. Tem também que vencer o constrangimento e a baixa estima com a queda do cabelo causada pelo tratamento”, completou.
De acordo com o projeto apresentado, o programa poderá ser desenvolvido e difundido por entidades representativas, ONGs e demais colaboradores da sociedade civil e por meio de eventos, ações, projetos, divulgações e demais atividades voltadas à conscientização acerca da importância da doação de cabelos para a confecção de perucas.