De uma forma geral, todos nós sabemos que a busca pelo desenvolvimento sustentável é o que garantirá um futuro melhor – para nós e para o planeta. No entanto, talvez seja difícil apontar caminhos com práticas reais para alcançar esse objetivo.
Para criar uma projeção real de um cenário sustentável, foi publicado em 2020 um estudo que mostra que, economicamente, as práticas sustentáveis também são viáveis e vantajosas para todos.
Na publicação, elaborada pelo WRI Brasil e pela iniciativa New Climate Economy, realizada em parceria com especialistas de diversas instituições de pesquisa brasileiras, foi constatado que a chamada “Economia Verde” significaria 2 milhões de empregos a mais em 2030 e um valor adicional de Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 2,8 trilhões até o mesmo ano, na comparação com o modelo de desenvolvimento atual.
Um dos autores da pesquisa, o professor doutor Roberto Schaeffer da Coppe/UFRJ explica que o estudo projeta três cenários futuros: um seguindo o ritmo já adotado e outros dois alternativos.
Ele afirma que se tivéssemos o transporte nas cidades feito majoritariamente por veículos elétricos, poderíamos buscar alternativas renováveis de produção de energia e reduzir a queima do diesel, o que traria impactos para economia como um todo.
Mesmo porque, para que todas as medidas sustentáveis sejam efetivadas é preciso mão de obra especializada. Além de gerar empregos, as oportunidades que surgem são de vagas com melhor remuneração – o que impacta diretamente no estilo de vida destes trabalhadores, que são quem movimenta a economia.
Por fim, é preciso entender que mesmo quando o assunto são os avanços econômicos sustentáveis, o benefício que este progresso gera ao meio ambiente são os mais relevantes para a nossa vida.
Afinal, do que adiantaria que todos tivéssemos ótimos empregos se morrêssemos de calor ou tivéssemos nossas casas inundadas por causa das mudanças climáticas? A Economia Verde é uma possibilidade e cabe a nós, enquanto cidadãos que escolhem os rumos de nosso futuro. Seja trazendo o assunto para nossas discussões, na hora de escolher nossos representantes e até nas menores ações diárias: a pauta do desenvolvimento sustentável deve estar presente no nosso cotidiano para que seja, enfim, possível alcançá-la.