O título desse artigo é também o título da campanha de 2022 e uma grande verdade: o mundo precisa de saúde mental. Por isso o Janeiro Branco surge para fomentar as discussões acerca desse assunto tão delicado para alguns e tão necessário de ser debatido, ainda mais no cenário em que estamos com novos recordes na média de casos de Covid-19 em Poços de Caldas e, consequentemente, muitos pacientes aflitos pela infecção e tudo o que ela implica.
O mês de Janeiro foi escolhido porque, culturalmente, é quando vemos o ano que se inicia como uma folha em branco a ser preenchida com os planos para sermos melhores. E as listas de resoluções muitas vezes incluem as mudanças no corpo, no comportamento, no trabalho, nos estudos… no entanto, tudo isso só é possível se cuidarmos bem do nosso psicológico. E se o mundo pede, a campanha surge para ajudar-nos a encontrar saúde mental.
Com material disponibilizado no site oficial da campanha, a ideia é que o assunto passe a estar presente nas reuniões de trabalho, nas escolas e faculdades, nos encontros de igreja e mesmo nos círculos de contato mais íntimo que temos. A didática é um dos caminhos porque essa trajetória passa pela compreensão da importância de cuidarmos da mente.
Há outro ponto que também não podemos esquecer: a viabilidade dos tratamentos. Políticas públicas que os intensifiquem são de suma importância. O caminho é ampliar o que já é feito. No SUS, a assistência psicológica é oferecida gratuitamente nas unidades de saúde dos bairros, basta que o paciente procure a mais próxima e manifeste seu interesse em começar um tratamento.
Quem cuida da saúde mental, cuida da vida. Isso serve não para casos graves, muito pelo contrário. São males que podem atingir a todos e que, com acompanhamento adequado, deixam de ser um incômodo e dão lugar a uma rotina mais leve e muito mais saudável.
Ir ao psicólogo, por exemplo, não é um bicho de sete cabeças ou uma medida para tratar doenças graves como muitos ainda acreditam. A prevenção é o melhor caminho e o autoconhecimento é um dos melhores benefícios para quem opta por acompanhamento psicoterapêutico. Conhecendo-se melhor é possível compreender o motivo de alguns comportamentos e encontrar a forma mais saudável de lidar.
Cuidar da saúde mental significa, entre muitos aspectos, viver com leveza e saúde, aprendendo a tirar as melhores experiências para o seu crescimento pessoal e emocional. Que em 2022 cuidemos melhor de nossa saúde mental e façamos uma linda pintura nessa tela em branco que nos aguarda.