Receber os medicamentos que precisa em casa, gratuitamente, já é realidade em Poços de Caldas. O ano de 2021 foi marcado por muitos projetos importantes de Dra. Regina na Câmara dos Vereadores. Um deles, Medicamentos em Casa, entrou em vigor e já beneficia diversos pacientes do SUS.
Com o projeto, idosos com mais de 60 anos, pessoas com mobilidade reduzida ou com doenças crônicas passam a receber medicamentos de distribuição gratuita diretamente em suas residências.
O funcionamento é simples e por isso tão efetivo. Para viabilizar a entrega dos medicamentos, a equipe do SAD disponibiliza as prescrições de cada paciente para a Assistência Farmacêutica, cuja equipe entra em contato para que o paciente autorize o recebimento do medicamento em sua casa. Os motoristas da Secretaria de Saúde, então, realizam a entrega.
O projeto, além de oferecer comodidade aos pacientes, ainda auxilia no controle sobre os medicamentos de uso crônico e faz algo muito importante para quem realiza enfrenta alguma doença: evita a interrupção do tratamento. Isso é imprescindível para que o tratamento tenha o resultado esperado.
Orçamento 2022
Na sessão ordinária dessa terça-feira (21), foram tratadas várias emendas com propostas orçamentárias para o ano de 2022. Entre as propostas, foi aprovada a emenda que prevê o aumento no valor do repasse à Saúde para implantação dos monitores eletrônicos de Glicemia para crianças com Diabetes. Os monitores eletrônicos vão melhorar a qualidade de vida dos pacientes, que não precisarão ser submetidos a diversas perfurações nos dedos devido às fitas que medem o nível de açúcar.
Outro aumento no repasse para a saúde foi solicitado para a criação do Banco de Leite Materno em Poços de Caldas. Na justificativa da emenda, Dra. Regina ressaltou que o Banco de leite materno já é Lei no município desde 2010 e que é de extrema importância na promoção da saúde das crianças. A vereadora pontua, ainda, que o aleitamento materno diminui a mortalidade infantil.
Um aumento do valor do repasse à Fundo Municipal Cultura para o desenvolvimento do projeto de rede de Cidades Criativas da Unesco também foi proposto por Dra. Regina. Com o projeto, Poços de Caldas pode se tornar a primeira cidade no Brasil a integrar à Rede Internacional pela Literatura no Brasil fomentando o desenvolvimento e crescimento da economia como um todo. A remuneração dos estagiários também esteve em pauta. Uma emenda propõe aumento do valor do repasse à Câmara Municipal para essas despesas. “Isso é algo extremamente necessário e cabe a nós cobrarmos o executivo sobre essa emenda porque é um absurdo o que os estagiários estão recebendo. Muitas vezes os estagiários são os pilares principais dos setores que atuam. Essa emenda terá não só o meu voto, mas o meu compromisso para fazermos essa justiça com os estudantes, que são o futuro do nosso país”, ressaltou a vereadora.