O mês de novembro acaba de começar, e uma das pautas levantadas neste mês trata da saúde dos homens. O movimento Novembro Azul surgiu em 2003 na Austrália para chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças que afetam os homens, e no Brasil, o foco está principalmente no incentivo aos exames urológicos que podem diagnosticar precocemente o câncer de próstata.
A próstata é um órgão que somente os homens possuem. Do tamanho de uma maçã, ela fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto, na parte final do intestino grosso, e é responsável por parte da produção do sêmen.
Os tumores que afetam esse órgão, na maioria dos casos, crescem lentamente e levam cerca de 15 anos para atingir 1 cm³. No entanto, em outros casos, podem crescer rapidamente, atingir outros órgãos e levar à morte. Portanto, descobrir o problema o mais cedo possível é o melhor caminho para a cura.
Para isso, é preciso estar atento. Primeiro, em relação à idade: a incidência e a mortalidade pelo câncer de próstata aumentam consideravelmente após os 50 anos. Outros fatores importantes são os fatores hereditários, quando o pai ou irmão sofreu do câncer antes dos 60 anos, além dos hábitos alimentares. Inclusive, o excesso de gordura corporal é um risco para o desenvolvimento da doença de forma avançada.
O que nem todos sabem é que alguns empregos também são fatores de risco para o câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), a exposição a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio), ao arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), aos produtos de petróleo, ao escapamento de veículos, a hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), à fuligem e às dioxinas estão associados ao câncer de próstata.
Assim, a recomendação é que, mesmo sem sintomas, homens expostos a esses fatores de risco a partir dos 45 anos, ou a partir dos 50 anos sem esses fatores, devem procurar um urologista para conversar sobre exames preventivos.
O exame de toque retal, apesar de muitas vezes ser um tabu, é muito simples e extremamente importante. Com ele, o médico pode avaliar alterações na próstata, como endurecimento ou a presença de nódulos suspeitos.
Fazer com que os diagnósticos sejam feitos cada vez mais cedo é o grande objetivo da campanha Novembro Azul, que surge como um apelo para que os homens cuidem mais da saúde, principalmente no contexto cultural em que, muitas vezes, procurar ajuda é visto como um ato de fragilidade. Mas, pelo contrário, o grande objetivo é mostrar como os cuidados com a saúde são os principais responsáveis por uma vida ainda mais cheia de força.