No último domingo, 14 de novembro, comemoramos o Dia Nacional da Alfabetização. A data foi instituída em 1966 para relembrar a criação dos antigos Ministérios da Educação e da Saúde Pública e nos traz reflexões importantes sobre como os primeiros anos de educação são determinantes para o desenvolvimento das crianças, com reflexos até a vida adulta, além de nos fazer pensar sobre como cuidar dos pequenos significa cuidar do nosso futuro como um todo.
Há evidências científicas que mostram que até os três primeiros anos de vida, as crianças têm o maior potencial de aprendizagem. Outras pesquisas mostram ainda que um desenvolvimento saudável do ponto de vista da nutrição, do cuidado e da estimulação até os dois anos de vida são determinantes para que a criança se torne um adulto mais produtivo e mais inteligente. Além de que muitas doenças crônicas, como a hipertensão e o diabetes, são determinadas, em parte, pelo desenvolvimento dos órgãos da criança nesse período.
Motivos não faltam para que trabalhemos sempre para oferecer as melhores condições para todas as nossas crianças. Na escola, contamos com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para direcionar os caminhos que devem ser seguidos para uma formação completa e de qualidade.
A BNCC começou a ser elaborada em 2015 por mais de 110 especialistas com o objetivo de regulamentar quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio para garantir o direito à aprendizagem e o desenvolvimento pleno de todos os estudantes.
O documento oferece 10 competências gerais que possibilitam que o objetivo seja alcançado, como estimular a criatividade intelectual, contribuir para construções éticas, inclusivas e sustentáveis, bem como estimular o bom desenvolvimento físico e emocional de cada criança.
Com a BNCC, professores sabem o caminho que precisa ser trilhado para que, no final das contas, sejam formados cidadãos capazes de construir uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva.
Também é preciso lembrar que o cuidado com as crianças é uma responsabilidade social de todos nós e que a elaboração de políticas públicas e projetos que beneficiem a infância são essenciais para que, de fato, cuidemos do futuro.
É nesse contexto, por exemplo, que surgem projetos que visam incluir pautas sobre o meio ambiente, a reciclagem, a prevenção à violência e tantos outros no ambiente escolar. Em conversa recente com a Secretaria Municipal de Educação de Poços de Caldas, soube que muito já vem sendo feito para que as nossas crianças recebam o melhor da educação. A luta é grande, há muito ainda a ser feito. Mas temos ainda mais ânimo para seguir quando sabemos que já estamos no caminho certo.